E-mail

E-mail: movimentoptdf13@gmail.com

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PANORAMA DA COMUNICAÇÃO E DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL 2011/1012


O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Organizada por Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea, e José Marques de Melo, presidente da Socicom.

A segunda edição da obra foi lançada em coletiva pública no último dia 30/03, na Universidade Católica de Brasília.

Os quatro volumes somam mais de 1.200 páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores, estão mestres e doutores de várias partes do País selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa.

No Volume 1 – Indicadores, são abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômico, comunicação pública, entre outros assuntos.

A seguir, Flagrantes, do Volume 2, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011 (como os da ICA e IAMCR, Confibercom, Lusocom e Intercom), além de contemplar artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade, e o papel da Socicom para o fortalecimento da sociedade acadêmica da Comunicação.

O terceiro volume, Memórias, é dedicado aos recortes intelectual, institucional, autoral, disciplinar e contextual da história da comunicação no Brasil. Também são analisados os aspectos mais importantes da Comunicação em cada região do país ao longo da história.

Tendências é o tema do último volume, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário