E-mail

E-mail: movimentoptdf13@gmail.com

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

I Feira de Artesanato e Produtos Agrícolas de Vicente Pires


Um verdadeiro sucesso. Assim se resume a primeira Feira expositora organizada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária. Tendo como uma de suas funções oportunizar negócios e auxiliar no desenvolvimento do setor da micro e pequena empresa, dos empreendedores individuais e da economia solidárias,  a SMPES iniciou muito bem sua série de feiras.

Em parceria com a Administração de Vicente Pires, a I Feira de Artesanato e Produtos Agrícolas de Vicente Pires foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no estacionamento da Administração Regional. Nos três dias, mais de oito mil pessoas passaram pela Feira, visitando os 60 estandes divididos entre produtos agrícolas, artesanato e empreendedores individuais da área de alimentação, todos da cidade.

Para a administradora de Vicente Pires, Celeste Liporoni, este foi apenas o primeiro evento de uma série de parcerias que serão desenvolvidas pela SMPES e por sua administração. “O evento superou as expectativas e fez com que os moradores conhecessem o que a nossa terra produz. Para 2012, vamos buscar novas parcerias com esta Secretaria, para desenvolver o setor das micro e pequenas empresas, e empreendedores individuais de Vicente Pires”, comentou Celeste.

O Secretário Dirsomar Ferreira falou sobre a necessidade de eventos como este acontecer em todas as cidades do Distrito Federal para divulgar e incentivar a economia local. “Estas iniciativas ajudam a divulgar os produtos locais, geram renda para a cidade, e impulsionam o crescimento do setor da micro e pequena empresa local. Nossa Secretaria teve uma avaliação extremamente positiva, e estamos programando muitas outras para 2012. A intenção é realizar parcerias com todas as regiões administrativas, e  assim mostrar o que cada cidade produz”, explicou Dirsomar.

A Feira também contou com uma ampla participação cultural. Artistas nacionais, regionais e da cidade se apresentaram no palco, durante uma verdadeira maratona cultural. Além das atrações da própria Feira, foi realizado em conjunto o Giro Cultural pelo Nordeste, no total, dezesseis bandas  se reversaram no palco, animando a comunidade.

Conferência das Cidades começa nesta sexta-feira (09/12)



Mil e oitocentos delegados, entre titulares e suplentes, vão participar da etapa final da Conferência Distrital das Cidades — Extraordinária, que começa nesta sexta-feira (09) e vai até domingo (11 de dezembro). Os delegados são representantes de movimentos sociais e populares; do poder público local; de ONGs com atuação na área; de entidades profissionais e acadêmicas; do empresariado local; e dos trabalhadores representados por suas entidades sindicais.
leia mais ...

REGULARIZOU, É SEU! — Sedhab lança site sobre regularizações


Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) lançou em coletiva de imprensa o site “Regularizou, é seu” — www.regularizar.df.gov.br, que vai disponibilizar informações sobre a regularização de condomínios, cidades, terrenos de templos e entidades de assistência social no Distrito Federal, além de um link sobre escrituras. 

“O nosso objetivo com a criação do site é sistematizar as informações sobre os processos de regularização no DF disponíveis em vários outros meios”, declarou o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela. Na ocasião, o secretário pontuou que a plataforma não é uma ferramenta acabada e que será aprimorada a partir das demandas que vierem dos usuários. Para tanto, a interatividade acontecerá por meio do envio de dúvidas que serão respondidas em no máximo 72 horas.

A parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Judiciário foi enfatizada pelo secretário Magela. “Com o site, o governo cumpre uma das exigências do Protocolo de Intenções assinado entre os poderes visando agilizar os processos de regularização”. O documento foi assinado no dia 26 de outubro deste ano entre o GDF, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg- DF).

O controle social da informação foi a tônica da fala do subsecretário de Regularização, Chico Floresta. “Esta é uma aspiração de longa data da população, que poderá acompanhar o andamento das regularizações”, frisou Chico Floresta.

Na ocasião, o secretário de Regularização, chamou atenção para a audiência pública de regularização dos becos de Ceilândia, prevista para hoje (05/12), a partir das 19h, na Administração Regional. Uma das ações previstas para legalizar o Distrito Federal.

Por meio do site Regularizou, é seu! a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) disponibilizará à população informações sobre as diversas faces da regularização: fundiária, urbanística, ambiental de um determinado parcelamento. Isso será possível por meio de uma ação conjunta entre os órgãos envolvidos: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais (Grupar), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo é atuar de forma ampla para a regularização do DF por meio de ações transparentes e dentro de um marco legal que compreende a legislação distrital e federal sobre o tema.

Assessoria de Comunicação Sedhab