E-mail

E-mail: movimentoptdf13@gmail.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Notícias da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF



yas







Audiência Pública


Ocorreu hoje na câmara Legislativa do Distrito Federal, Audiência Pública que debateu sobre a "Situação das áreas ocupadas por entidades religiosas de origem africana, instaladas no DF".
Com o plenário lotado de Yalorixás, Babalaorixás,Ogans e Ekedis a audiência pública que teve inicio ás 10h.

SEBASTIAOO diretor de Comunidades Tradicionais e Patrimônio Imaterial da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal - SEPIR, Sebastião Silva em sua fala apresenta a situação do GT de Religiosidade Afrobrasileira (Matriz Africana) que é formado por órgãos do governo.

"O GT está sendo criado para resolver um problema sobre a regularização dos templos religiosos do Distrito Federal e em Especial os de Religiosidade Afrobrasileira (Matriz Africana)", enfatizou o diretor.



Cristo Negro de Samambaia é uma das atrações da Semana Santa no DF

Moradores da cidade fazem aulas de teatro para encenar o Auto da Paixão.
Festa se iniciou nas ruas e agora é apresentada em cidade cenográfica.


Em Samambaia, a encenação da Paixão de Cristo é considerada o maior evento cultural da cidade. A dupla do Parceiro do DF Josuel Júnior e Leandro Lacerda acompanhou os ensaios e conta como acontece a tradição da festa religiosa na cidade.

Uma das atrações é a participação de um Cristo Negro. A encenação está na 16ª edição. Este ano, o Cristo será interpretado pelo ator Jeefrey Alves. " A ideia de se ter um Cristo Negro tem o propósito de deixar sua imagem mais próxima do contexto brasileiro, com a cara do Brasil", explicou.

Os moradores de Samambaia participam da encenação depois de uma preparação de três meses com aulas de teatro. Eles iniciaram o Auto da Paixão nas ruas da cidade. Hoje, o espetáculo acontece em uma cidade cenográfica montada na quadra 302. A diretora artística, Verônica Moreno, ressalta que o  evento acontece por causa do envolvimento da comunidade no projeto.

Psiquiatra vai avaliar racista que planejava massacre contra alunos da UnB

Publicação: 03/04/2012 07:04 Atualização: 03/04/2012 07:04
Marcelo Valle Silveira Mello será submetido a exames psiquiátricos nos próximos dias. Agentes da Polícia Federal (PF) consideram o laudo médico fundamental para saber como conduzir as investigações sobre a atuação do extremista. O brasiliense de 26 anos foi preso há duas semanas, em Curitiba (PR), com o comparsa Emerson Eduardo Rodrigues, 32. Os dois são acusados de planejar um massacre a estudantes da Universidade de Brasília (UnB).
A defesa do brasiliense deve alegar que ele não é capaz de responder por seus atos. Em 2009, quando foi condenado a um ano e dois meses por ofender negros no Orkut, o analista de sistemas foi considerado semi-imputável. Em 2011, um outro processo foi aberto para apurar novas denúncias de racismo. Mais uma vez, a defesa recorreu à tese de insanidade mental. Marcelo responde também a oito queixas na Polícia Civil, entre
elas uma de agressão contra a mãe.

Governo tem 26 programas temáticos com foco na dimensão étnico-racial


Propostos no PPA 2012/2015, os programas se desdobram em objetivos, metas e iniciativas, com dotação na Lei de Diretrizes Orçamentárias
O governo federal tem diretrizes para a dimensão étnico-racial previstas em 25 programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2012/2015), documento que orienta as políticas públicas nos próximos anos. Isso, sem considerar o programa específico Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que tem 10 objetivos definidos, 25 metas e 36 iniciativas, totalizando R$ 97,6 milhões em nove ações da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LOA.
Leia AQUI
 Prêmio do Senado promove a cultura afro-brasileira

29 de março 2012
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, no dia 27, o relatório do senador Inácio Arruda que institui a Comenda Senador Abdias Nascimento, aos que tenham contribuído com a proteção e a promoção da cultura afro-brasileira. O projeto, de autoria da senadora Lídice da Mata e do senador Paulo Paim, homenageia um dos mais combatentes senadores contra a desigualdade racial, Abdias Nascimento.
Leia AQUI

Imagem inline 1



Fonte: Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF