
Quilombolas durante marcha na Esplanada dos
Ministérios. (Foto: Flávia Marsola)
Representantes de 24 comunidades quilombolas realizaram nesta segunda-feira (7) uma marcha na Esplanada dos Ministérios para pedir a demarcação das terras onde vivem.
Na noite desta segunda, uma comissão de quilombolas foi recebida pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Durante a reunião, os quilombolas reclamaram não só do atraso na regularização fundiária, mas também da falta de estrutura nas comunidades, que segundo eles, não conta com serviços básicos, tais como escolas e postos de saúde.
Segundo Maria Rosalina, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), o ministro disse ser possível criar uma diretoria no âmbito do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar da questão da demarcação das terras onde vivem os quilombolas.
"A gente não teve toda a pauta atendida, mas pelo menos parte da pauta, que é a principal, que nós estávamos reivindicando a possibilidade de criar uma diretoria de quilombo dentro do Incra para tratar especificamente da regularização fundiária foi dada uma resposta de que é possível", disse Rosalina.
Maria Rosalina disse ainda que foi acertada a construção uma "agenda permanente da Conaq juntamente com a Secretaria Geral da Presidência para discutir e monitorar as ações governamentais voltadas para os quilombolas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário