Nesta sexta-feira (10/02) o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou 32 anos de luta em prol do povo brasileiro. O dia foi marcado por plenária que reuniu mais de 400 participantes entre prefeitos, deputados estaduais e militantes. A noite foi reservada para a comemoração do aniversário do partido.As eleições municipais e o projeto político do PT foram temas de debate do Encontro Nacional de Prefeitos (as) e Deputados (as) Estaduais. Na ocasião, o deputado federal, secretário nacional de Assuntos Institucionais do partido e coordenador do evento, Geraldo Magela, ressaltou a importância de o encontro acontecer durante a festividade que relembra a história de mais de três décadas do partido que quebrou paradigmas ao eleger um operário e uma mulher para presidir o País.
“Este é um dia muito importante para o PT. Não foi por acaso nem por coincidência que a Executiva Nacional convocou este encontro. A partir de hoje vamos levar o grito de vitória aos municípios brasileiros ao mesmo tempo em que comemoramos a trajetória do nosso partido”, frisou Magela. Presente ao evento, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvati, ressaltou as conquistas do Partido dos Trabalhadores, entre elas estar há nove anos no comando de uma reforma estruturante, revolucionando o Brasil por meio de ações que garantem oportunidades para o povo nas mais diferentes áreas: moradia, educação, emprego, saneamento. “Nós temos que ter orgulho da nossa capacidade política de reconquistar prefeituras que deixamos de governar, além da habilidade de construir alianças visando à construção de um projeto hegemônico”, pontuou a ministra. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, ressaltou a postura do PT em defesa do projeto nacional com ênfase na participação popular, a exemplo do orçamento participativo. A transparência e o combate à corrupção foram outros pontos destacados por Rui como marcas da governança petista. Na ocasião, o presidente do partido parabenizou Magela pela escolha da data do encontro “memorável e com ampla participação, mostrando a força e a unidade do PT”.
Carta de Brasília Na ocasião, os prefeitos (as) do PT firmaram carta-compromisso em que manifestam a vontade política de continuar governando suas cidades comprometidos com o projeto nacional do partido, pautado em quatro premissas: desenvolvimento local sustentável, participação popular, políticas sociais e ampliação de direitos, além de gestão ética, democrática e eficiente.
Comemoração A noite foi reservada para festejar. Ausente pela primeira vez a comemoração do aniversário do partido que ajudou a fundar, o ex-presidente Lula enviou carta na qual manifestava tristeza por não estar presente devido ao tratamento de câncer que enfrenta e pontuou que os militantes podem ter orgulho do partido que representam. “Cumprimos, com notável êxito, os principais compromissos contidos em nosso “Manifesto de Fundação” lançado em 10 de fevereiro de 1980 naquele memorável encontro do Colégio Sion”. O filiado número um do PT, Apolônio de Carvalho, falecido em 2005, foi o homenageado da noite. A sua trajetória em defesa da democracia foi lembrada pela presidenta Dilma. “O Apolônio representa todos aqueles que lutam pelos direitos humanos. São militantes de diversas áreas que aprenderam com os erros sem mudar de lado”. Ao falar do projeto político para o Brasil, a presidenta foi enfática ao afirmar que o governo petista está comprometido com o crescimento do Brasil de forma a garantir oportunidade para todos. Participaram do evento as principais lideranças do PT, com destaque para os governadores, ex-presidentes da sigla, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outros. |